(Uepa 2015) O politeísmo presente na cosmologia religiosa do antigo Egito resultou da combinação de divindades cultuadas nos vários nomos (comunidades camponesas) submetidos à autoridade do Faraó desde o Antigo Império. A organização e a hierarquia do panteão de divindades egípcias foram abaladas ao longo da sucessão de faraós em função da(s):
disputas políticas entre o faraó e a classe sacerdotal, elite controladora dos templos e da administração burocrática do Império.
divergências religiosas entre os nomos, fator permanente de instabilidade política e religiosa do Império.
constantes invasões de povos estrangeiros no Egito como hicsos e assírios, que impuseram suas crenças religiosas às populações nativas.
disparidade entre a religião dos nobres, antropomórfica, e as crenças zoomórficas dos camponeses.
penetração do monoteísmo hebreu no Egito, quando do estabelecimento de sua condição de servos do estado no século XIII a.C.
Gabarito:
disputas políticas entre o faraó e a classe sacerdotal, elite controladora dos templos e da administração burocrática do Império.
a) disputas políticas entre o faraó e a classe sacerdotal, elite controladora dos templos e da administração burocrática do Império.
Correta. O enunciado da questão nos insere já no período dos faraós no Egito Antigo no qual há um abalo na organização e hierarquia do panteão de divindades egípcias. Logo, nos encontramos no período do Novo Império(1580 a.C- 525 a.C). Nesse contexto, logo após Ramsés, foram poucos períodos de estabilidade e unidade sob o comando do governo central, e que consequentemente levou o declínio da civilização egípcia antiga. Entre vários fatores que viabilizaram para essa decadência destacou-se as disputas políticas que envolviam os sacerdotes e os faraós. Os sacerdotes configuraram uma classe de elite que controlava os templos e a burocracia do Império, em dado momento e com a ampliação do seu prestígio em algumas regiões a classe sacerdotal entra em um conflito de interesses com o faraó abalando toda a estrutura do império, especialmente a organização e a hierarquia do panteão de divindades que eram a base do Estado no Egito Antigo.
b) divergências religiosas entre os nomos, fator permanente de instabilidade política e religiosa do Império.
Incorreta. O grande Império no Egito Antigo foi formado por meio da combinação de divindades cultuadas nos vários nomos, o que acarreta a instabilidade é o conflito entre sacerdotes e faraós
c) constantes invasões de povos estrangeiros no Egito como hicsos e assírios, que impuseram suas crenças religiosas às populações nativas.
Incorreta. Os hicsos e assírios não impuseram suas crenças religiosas no Egito
d) disparidade entre a religião dos nobres, antropomórfica, e as crenças zoomórficas dos camponeses.
Incorreta. O Egito Antigo era extremamente politeísta e apresentava tanto concepções antropomórficas e zoomórficas dos deuses. Não é este o fator da instabilidade no Egito Antigo
e) penetração do monoteísmo hebreu no Egito, quando do estabelecimento de sua condição de servos do estado no século XIII a.C.
Incorreta. O monoteísmo não se configura como um fator para a instabilidade da organização e a hierarquia do panteão de divindades egípcias no período dos faraós
(UEPA - 2012)
“A literatura do amor cortês, pode-se acrescentar, contribuiu para transformar de algum modo a realidade extraliterária, atua como componente do que Elias (1994)* chamou de processo civilizador. Ao mesmo tempo, a realidade extraliterária penetra processualmente nessa literatura que, em parte, nasceu como forma de sonho e de evasão.”
(Revista de Ciências Humanas, Florianópolis, EDUFSC, v. 41, n. 1 e 2, p. 83-110, Abril e Outubro de 2007 pp. 91-92)
(*) Cf. ELIAS, N. O Processo Civilizador. Rio de Janeiro: Zahar, 1994, v.1.
Interprete o comentário acima e, com base nele e em seus conhecimentos acerca do lirismo medieval galego-português, marque a alternativa correta:
Ver questão
(Uepa 2012) As diferenças etárias são muitas vezes causa de violência simbólica. Considerando isso, assinale os versos em que as frases expressam, de forma explícita, o tema básico de O Velho da Horta, fundamentado neste tipo de violência.
Ver questão
(Uepa 2012)
Há muitas formas de violência simbólica. Algumas se fundamentam no desrespeito aos caracteres externos (fenótipo) da variedade da espécie humana e, no caso específico, são, também, herança do nosso modelo socioeconômico de colonização. Interprete os versos abaixo de O Velho da Horta e reconheça a opção em que está sugerida essa forma de violência.
Ver questão
(UEPA - 2012)
TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
Dear Readers,
Were you bullied at school today? Did you see someone else being bullied? According to a 2005 study by researchers at the University of California at Los Angeles, nearly one half of middle-school students reported being bullied at least once during five school days. Even more kids had seen others being bullied. Bullying is harmful not only to the kids that are bullied, but to every kid in school. Hitting, teasing, name-calling and other forms of bullying create an atmosphere of fear and dread. Every kid wonders, Will I be bullied next?
At TIME For Kids, we want every kid to feel comfortable, safe and confident at school, so everyone can focus on learning and growing. That’s why we are so proud that the Department of Health and Human Services has sponsored this supplement “Stop Bullying Now!” This is the first of three issues you will receive this year presenting bullying scenarios and showing you ways to cope with them. Share this comic book, and the two that follow, with your family and friends.
Bullying behavior has probably been around for as long as human beings have walked the earth. We hope to give kids the tools they need to react appropriately to bullying situations. Bullying should not be rewarded or tolerated.
Sincerely yours,
Martha Pickerill Managing
Editor, TIME For Kids
(Fonte: adaptado de http://www.edpubs.gov/document/ed005149p.pdf?ck=308; acesso em 06.09.2011)
A expressão “cope with” indica a ideia de:
Ver questão