(Unespar 2015)
Diz uma anedota que o Sir James Frazer, importante antropólogo da época, ao ser perguntado se falaria algum dia com um selvagem, respondeu muito simples e sinceramente: Deus me livre! De fato, a sua teoria dispensava qualquer contato com o “outro”, qualquer “trabalho de campo”, pois que tudo já estava pronto.
ROCHA, Everaldo. O que é Etnocentrismo. São Paulo: Brasiliense. 2000, p. 32-33.
De acordo com o texto é correto afirmar que:
O etnocentrismo não considera o “outro”, independentemente de sua condição;
O etnocentrismo considera o “outro”, bem como o valoriza a partir de sua localização cultural;
O etnocentrismo estava em achar que o “outro” era completamente dispensável como elemento de transformação da teoria;
O etnocentrismo estava em achar que o “outro” não era completamente dispensável como elemento de transformação da teoria;
Nenhuma das alternativas.
Gabarito:
O etnocentrismo estava em achar que o “outro” era completamente dispensável como elemento de transformação da teoria;
a) Incorreta. Ainda que uma perspectiva etnocêntrica inclua a desvalorização do “outro”, o trecho abordado reflete, na verdade, que as teorias de Sir James Frazer tratavam dos “selvagens”, sem, no entanto, abrir espaço para contato com eles.
b) Incorreta. O etnocentrismo, pelo contrário, consiste na desvalorização do “outro” especialmente a partir do critério de localização cultural — desvalorização nítida na postura do antropólogo citado pelo autor do texto.
c) Correta. Essa ideia fica explícita nos trechos “sua teoria dispensava qualquer contato com o outro”, “tudo já estava pronto.” A teoria de Sir James Frazer já estava “pronta” e, portanto, dispensava qualquer contato com os “selvagens” — “Deus me livre!”. Dessa forma, a perspectiva deles não é relevante para construir a teoria, tampouco para transformá-la depois de “pronta”.
d) Incorreta. Pelo contrário, o ângulo etnocêntrico dispensa “o outro” como perspectiva relevante na construção ou revisão teórica, desconsideração explícita na postura do antropólogo mencionado.
e) Incorreta. A alternativa C está correta.
(Unespar 2016)
“Ter uma visão de mundo, avaliar determinado assunto sob certa ótica, nascer e conviver em uma classe social, pertencer a uma etnia, ser homem ou mulher são algumas das condições que nos levam a pensar na diversidade humana, cultural e ideológica, e, consequentemente, na alteridade, isto é, no outro ser humano, que é igual a cada um de nós e, ao mesmo tempo, diferente”.
(TOMAZI, Nelson Dacio. Sociologia para o ensino médio. 2ª ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2010, p. 174)
Observa-se, na sociedade contemporânea, um comportamento de intolerância para com o outro, sobretudo o considerado diferente. Existe uma visão do todo a partir das partes, isto é, indivíduos e grupos têm observado a realidade circunstancial por meio de sua ótica, de sua etnia e de seus valores de mundo. Esse comportamento é, de acordo com o sociólogo Summer, denominado de:
Ver questão
(UNESPAR-PR) No íon nitrato (NO3-1 ) o número de oxidação do nitrogênio é:
Ver questão
(UNESPAR)
Considere um objeto de 12 cm colocado a 10 cm de um espelho esférico convexo. Sabendo que a imagem é virtual e possui 6 cm de altura, a distância da imagem até o vértice do espelho e o raio de curvatura deste espelho são, respectivamente:
Ver questão
(UNESPAR - 2015)
Umas das primeiras transformações de pensamento que surgiu na Grécia Antiga foi a distinção entre cosmogonias e cosmologias. A primeira vinculada ao pensamento homérico e hesiodiano e a segunda levada a cabo pelos chamados Pré-Socráticos. Sobre os Pré-Socráticos é correto afirmar:
Ver questão