Questão 44627

(FUVEST - 2016 - 2a FASE)

Uma bola de bilhar, inicialmente em repouso em um ponto P, situado na borda de uma mesa de bilhar com formato circular, recebe uma tacada e se desloca em um movimento retilíneo. A bola atinge a borda no ponto e é refletida elasticamente, sem deslizar. Chame de Q o ponto da borda diametralmente oposto a P e de θ a medida do ângulo Qwidehat{P} R.

a) Para qual valor de θ, após a primeira reflexão, a trajetória da bola será paralela ao diâmetro overline{PQ}?

b) Para qual valor de θ, após a primeira reflexão, a trajetória da bola será perpendicular a overline{PQ}?

c) Supondo agora que 30^{circ} < 	heta<60^{circ} , encontre uma expressão, em função de θ, para a medida do ângulo agudo formado pela reta que contém P e Q e pela reta que contém a trajetória da bola após a primeira reflexão na borda. 

 

Gabarito:

Resolução:

a)

 

Esse é o caso que é pedido na alternativa a. Vamos analisar então:

Considerando como O o centro, o triângulo PRO é isóceles, já que seus lados são raios da circunferência. Então o angulo R é igual a  	heta  também.

O ângulo de inciência deve ser igual ao de reflexão, já que estamos tratando de uma colisão elástica e a bola não desliza.

Podemos usar a propriedade dos ângulos alternos internos para dizer que o ângulo O é igual ao ângulo de reflexão. 

Assim, temos um triângulo equilátero, e 	heta só pode valer 60°.

 

b) Utilizando o mesmo raciocínio:

As retas OP e OR são os raios da circunferência. Então  novamente,  todos os ângulos indicados são iguais. 

Como Rp é perpendicular a PQ, A soma dos 3 angulos 	heta devem valer 90°.

Então, 	heta deve valer 30°

c)

Pelos mesmo motivos das alternativas anteriores,  no triangulo existem 3 ângulos 	heta de mesmo valor. O único ângulo desconhecido é alpha.

Nesse caso, alpha é dado por:   alpha = 180 - 3	heta

 

 

 

 



Questão 1779

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado

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Questão 1780

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:

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Questão 1794

(Fuvest 2016)

Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:

Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...

Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:

Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...

E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.

Jorge Amado, Capitães da Areia.

1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.

Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento

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Questão 1804

(Fuvest 2012)

Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo. 

Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:

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