(FUVEST 2016 - 2ª FASE) O nível de intensidade sonora , em decibéis (dB), é definido pela expressão , na qual é a intensidade do som em W/m² e é um valor de referência. Os valores de nível de intensidade sonora e correspondem, respectivamente, aos limiares de audição e de dor para o ser humano. Como exposições pronlongadas a níveis de intensidade sonora elevados podem acarretar danos auditivos, há uma norma regulamentadora (NR-15) do Ministério do Trabalho e Emprego do Brasil, que estabelece o tempo máximo de 8 horas para exposição ininterrupta a sons de 85 dB e especifica que, a cada acréscimo de 5 dB no nível da intensidade sonora, deve-se dividir por dois o tempo máximo de exposição. A partir dessas informações, determine
a) a intensidade sonora correspondente ao limiar de dor para o ser humano;
b) o valor máximo do nível de intensidade sonora , em dB, a que um trabalhador pode permanecer exposto por 4 horas seguidas;
c) os valores da intensidade e da potência P do som no tímpano de um trabalhador quando o nível de intensidade sonora é 100 dB.
Gabarito:
Resolução:
a) O nível de intensidade sonora no limiar de dor é 120 db.
Então temos a relação:
.
b) O enunciado informa que para uma exposição a 85 dB o trabalhador pode ficar 8 horas ininterruptas, mas com um acréscimo de 5 dB esse tempo deve ser dividido por 2.
Então para sob exposição a um nível de intensidade de 90 dB o trabalhador pode ficar 4 horas ininterruptas, logo a resposta para a questão é 90 dB.
c)O nível a ser considerado é 100 dB.
Então temos a relação:
Sabendo que a intensidade é dada por I = P/A, em que A é a área da superfície; e sabendo que a área do tímpano de diâmetro D é dada por temos:
(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado
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(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:
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(Fuvest 2016)
Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:
Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...
Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:
Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...
E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.
Jorge Amado, Capitães da Areia.
1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.
Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento
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(Fuvest 2012)
Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo.
Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:
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