(MACKENZIE 2016)
Em 1920, o cientista dinamarquês Johannes N. Brönsted e o inglês Thomas M. Lowry propuseram, independentemente, uma nova definição de ácido e base diferente do conceito até então utilizado de Arrhenius. Segundo esses cientistas, ácido é uma espécie química (molécula ou íon) capaz de doar próton (H+) em uma reação. Já, a base é uma espécie química (molécula ou íon) capaz de receber próton (H+) em uma reação. Abaixo está representada uma reação com a presença de ácidos e bases de acordo com a teoria ácido-base de Brönsted-Lowry.
De acordo com essas informações, assinale a alternativa que possui, respectivamente, um ácido e uma base de Brönsted-Lowry.
OH– e NaOH
H3O+ e Cl–
OH– e NH4+
HCN e H3O+
NH3 e H2SO4
Gabarito:
H3O+ e Cl–
A teoria ácido-base de Brönsted-Lowry caracteriza uma substância ácida como a substância capaz de doar um próton e uma substância basica como a que pode receber um próton, analisando as alternativas.
a) OH– e NaOH, incorreta, o OH- não é capaz de doar um próton.
b) H3O+ e Cl–, correta, o íon H3O+ é capaz de doar um próton e formar água, e o íon Cl- é capaz de receber um próton para formar HCl
c) OH– e NH4+, incorreta, nem o íon hidroxila é capaz de doar um próton e nem o íon amônio é capaz de receber um próton.
d) HCN e H3O+, incorreta, o ácido cianídrico é capaz de doar um próton, mas o íon hidrônio é incapaz de receber um próton.
e) NH3 e H2SO4, incorreta.
(Mackenzie 2012) Assinale a alternativa correta.
O leão e a raposa
11Um leão envelhecido, 1não podendo mais procurar alimento por sua própria conta, julgou que devia arranjar um jeito de fazer isso. E, então, foi a uma caverna, deitou-se e se fingiu de doente. Dessa forma, quando 8recebia a visita de outros 13animais, ele 4os pegava e 5os comia. Depois que muitas 14 feras 6 já tinham morrido, uma 12raposa, ciente da armadilha, parou a 9certa distância da caverna e perguntou ao leão como ele estava. Como ele 2respondesse: “Mal!” e lhe 3perguntasse 10por que ela não entrava, disse a raposa: “Ora, eu entraria 7se não visse marcas de muitos entrando, mas de ninguém saindo”.
Esopo - escritor grego do século VI a.C.
Ver questão
(Mackenzie - 2012)
Assinale a alternativa correta
O leão e a raposa
Um 11leão envelhecido, 1não podendo mais procurar alimento por sua própria conta, julgou que devia arranjar um jeito de fazer isso. E, então, foi a uma caverna, deitou-se e se fingiu de doente. Dessa forma, quando 8recebia a visita de outros 13animais, ele 4os pegava e 5os comia. Depois que muitas 14feras 6 já tinham morrido, uma 12raposa, ciente da armadilha, parou a 9certa distância da caverna e perguntou ao leão como ele estava. Como ele 2respondesse: “Mal!” e lhe 3perguntasse 10por que ela não entrava, disse a raposa: “Ora, eu entraria 7se não visse marcas de muitos entrando, mas de ninguém saindo”.
Esopo - escritor grego do século VI a.C.
Ver questão
(MACKENZIE/Adapatada)
Sobre a poesia trovadoresca em Portugal, é INCORRETO afirmar que:
Ver questão
(Mackenzie 1997)
Assinale a alternativa INCORRETA a respeito das cantigas de amor.
Ver questão