Questão 56743

(MACKENZIE 2016)

Se precisamos estar em constante contato com os outros, é evidente que a comunicação é essencial para a vida humana e a organização social. Também é óbvio que, desde o começo de nossa existência, participamos do complexo processo de adquirir regras de comunicação e pô-las em prática. Na maioria das vezes, não discutimos os códigos e os modos de usá-los; simplesmente nos comunicamos por meio deles. Como afirmamos, isso acontece porque somos eminentemente sociais, incapazes de viver isolados.

Aliás, mesmo solitários, estabelecemos um modo de comunicação a que a psicologia se refere como intrapessoal, quando nos questionamos internamente, a partir de nossos sentimentos, nossas dúvidas, nossas motivações interiores. Paralelamente, estamos em constante comunicação interpessoal, aquela que se dá entre duas pessoas, ou grupal, que acontece entre uma pessoa e um grupo, ou viceversa, além de recebermos os apelos da comunicação de massa, que se concretiza pelos meios tecnológicos, como o rádio, o jornal, a televisão, entre outros, acionados por jornalistas e publicitários, que geram e difundem informações e anúncios.

Como fenômeno social, a comunicação dá-se por intermédio de algum tipo de linguagem que, como vimos, se altera de acordo com o uso que as pessoas fazem dela. Verbais ou não verbais, criamos sinais que têm significado especial para o grupo humano do qual fazemos parte. A variedade de línguas faladas no mundo é um exemplo bem evidente do fenômeno, mas existem outros. O significado que atribuímos às cores é um deles: se para nós, ocidentais, o vermelho pode significar poder [...], para algumas culturas africanas, ele está ligado ao luto, pois evoca luta, sangue, morte.

Vera Teixeira de Aguiar, O verbal e o não verbal

Assinale a alternativa que mais apropriadamente resume a ideia principal do texto.

A

Os significados que atribuímos aos sinais da linguagem não verbal são universais, portanto idênticos para todos os grupos sociais e culturais.

B

Os indivíduos estão em permanente troca comunicativa, seja solitariamente com seus pensamentos, seja na interação verbal com outros falantes.

C

Atualmente, os meios de comunicação de massa têm contribuído negativamente para a formação dos grupos sociais.

D

A comunicação humana prescinde de sinais ou de qualquer outro tipo de linguagem para que se realize como fenômeno social.

E

As regras comunicativas que devemos aprender são exclusivamente as regras definidas pelas gramáticas normativas, que indicam o certo e o errado na língua.

Gabarito:

Os indivíduos estão em permanente troca comunicativa, seja solitariamente com seus pensamentos, seja na interação verbal com outros falantes.



Resolução:

B. Alternativa correta.

O texto trata da constante comunicação e interação de linguagem (troca comunicativa). Essa comunicação pode ocorrer entre dois ou mais indivíduos ou com uma introspecção (um único indivíduo em seus pensamentos, por exemplo), com sinais que são aprendidos a partir de regras que variam de acordo com a cultura dos grupos.



Questão 1839

(Mackenzie 2012) Assinale a alternativa correta.

 

O leão e a raposa

 

11Um leão envelhecido, 1não podendo mais procurar alimento por sua própria conta, julgou que devia arranjar um jeito de fazer isso. E, então, foi a uma caverna, deitou-se e se fingiu de doente. Dessa forma, quando 8recebia a visita de outros 13animais, ele 4os pegava e 5os comia. Depois que muitas 14 feras 6 já tinham morrido, uma 12raposa, ciente da armadilha, parou a 9certa distância da caverna e perguntou ao leão como ele estava. Como ele 2respondesse: “Mal!” e lhe 3perguntasse 10por que ela não entrava, disse a raposa: “Ora, eu entraria 7se não visse marcas de muitos entrando, mas de ninguém saindo”.

Esopo - escritor grego do século VI a.C. 

 

Ver questão

Questão 1864

(Mackenzie - 2012)

Assinale a alternativa correta

O leão e a raposa

Um 11leão envelhecido, 1não podendo mais procurar alimento por sua própria conta, julgou que devia arranjar um jeito de fazer isso. E, então, foi a uma caverna, deitou-se e se fingiu de doente. Dessa forma, quando 8recebia a visita de outros 13animais, ele 4os pegava e 5os comia. Depois que muitas 14feras 6 já tinham morrido, uma 12raposa, ciente da armadilha, parou a 9certa distância da caverna e perguntou ao leão como ele estava. Como ele 2respondesse: “Mal!” e lhe 3perguntasse 10por que ela não entrava, disse a raposa: “Ora, eu entraria 7se não visse marcas de muitos entrando, mas de ninguém saindo”.

Esopo - escritor grego do século VI a.C.

Ver questão

Questão 1894

(MACKENZIE/Adapatada) 

Sobre a poesia trovadoresca em Portugal, é INCORRETO afirmar que:

Ver questão

Questão 1895

(Mackenzie 1997)

Assinale a alternativa INCORRETA a respeito das cantigas de amor.

Ver questão