(UNESPAR - 2016)
Leia o trecho abaixo, retirado do ensaio “Do padrão do gosto”, de David Hume.
“É com boa razão, diz Sancho ao cavaleiro narigudo, que pretendo julgar de vinhos: esta é uma qualidade hereditária em nossa família. Dois de meus parentes foram certa vez chamados a opinar sobre um barril de vinho supostamente excelente, pois era antigo e de boa safra. Um deles o saboreia, considera e, após madura reflexão, declara que o vinho é bom, não fosse por um ressaibo de couro que percebera nele. O outro, depois de usar as mesmas precauções, também dá veredicto favorável ao vinho, com a ressalva de um gosto de ferro que facilmente distinguira ali. Não pode imaginar o quanto ambos foram ridicularizados por seus juízos. Mas quem riu por último? Esvaziado o barril, encontrou-se no fundo dele uma velha chave de ferro presa a uma correia de couro.”
(HUME, 2011, p. 180)
Assinale a alternativa que mais se aproxima da ideia exposta no texto acima.
Segundo Hume, a beleza é uma característica difícil de perceber e por isso é necessário construir um método preciso;
Segundo Hume, o paladar é o mais impreciso dos sentidos e por isso houve a diferença no julgamento narrado na história de Dom Quixote;
Para Hume, a construção do padrão do gosto depende de entender que a beleza é uma característica das coisas mesmas;
Para Hume, a construção do padrão do gosto depende de entender que a beleza é uma característica subjetiva e não das coisas mesmas;
Segundo Hume, a beleza é um conceito que só pode ser construído pela experiência.
Gabarito:
Para Hume, a construção do padrão do gosto depende de entender que a beleza é uma característica subjetiva e não das coisas mesmas;
d) Correta. Para Hume, a construção do padrão do gosto depende de entender que a beleza é uma característica subjetiva e não das coisas mesmas;
A experiência estética da beleza varia de indivíduo para cada indivíduo e não expressa as coisas em si mesmas; um julgava que o vinho tinha um sabor e o outro, outro sabor; no final, ambos tiveram uma percepção parcial da realidade.
a) Incorreta. Segundo Hume, a beleza é uma característica difícil de perceber e por isso é necessário construir um método preciso;
Hume não constrói um método preciso, antes elabora um método que apresenta variabilidade.
b) Incorreta. Segundo Hume, o paladar é o mais impreciso dos sentidos e por isso houve a diferença no julgamento narrado na história de Dom Quixote;
O paladar não é o mais impreciso dos sentidos, os próprios sentidos podem trazer variação, o que denota a importância de experiências repetidas para Hume.
c) Incorreta. Para Hume, a construção do padrão do gosto depende de entender que a beleza é uma característica das coisas mesmas;
A beleza não uma característica das coisas mesmas, porém um atributo da experiência do indivíduo.
e) Incorreta. Segundo Hume, a beleza é um conceito que só pode ser construído pela experiência.
A beleza não é um conceito, mas a experiência subjetiva de cada indivíduo.
(Unespar 2016)
“Ter uma visão de mundo, avaliar determinado assunto sob certa ótica, nascer e conviver em uma classe social, pertencer a uma etnia, ser homem ou mulher são algumas das condições que nos levam a pensar na diversidade humana, cultural e ideológica, e, consequentemente, na alteridade, isto é, no outro ser humano, que é igual a cada um de nós e, ao mesmo tempo, diferente”.
(TOMAZI, Nelson Dacio. Sociologia para o ensino médio. 2ª ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2010, p. 174)
Observa-se, na sociedade contemporânea, um comportamento de intolerância para com o outro, sobretudo o considerado diferente. Existe uma visão do todo a partir das partes, isto é, indivíduos e grupos têm observado a realidade circunstancial por meio de sua ótica, de sua etnia e de seus valores de mundo. Esse comportamento é, de acordo com o sociólogo Summer, denominado de:
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(UNESPAR-PR) No íon nitrato (NO3-1 ) o número de oxidação do nitrogênio é:
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(UNESPAR)
Considere um objeto de 12 cm colocado a 10 cm de um espelho esférico convexo. Sabendo que a imagem é virtual e possui 6 cm de altura, a distância da imagem até o vértice do espelho e o raio de curvatura deste espelho são, respectivamente:
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(UNESPAR - 2015)
Umas das primeiras transformações de pensamento que surgiu na Grécia Antiga foi a distinção entre cosmogonias e cosmologias. A primeira vinculada ao pensamento homérico e hesiodiano e a segunda levada a cabo pelos chamados Pré-Socráticos. Sobre os Pré-Socráticos é correto afirmar:
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