Questão 11212

(FUVEST - 2017 - 1a fase) 

João tem R$ 150,00 para comprar canetas em 3 lojas. Na loja A, as canetas são vendidas em dúzias, cada dúzia custa R$ 40,00 e há apenas 2 dúzias em estoque. Na loja B, as canetas são vendidas em pares, cada par custa R$ 7,60 e há 10 pares em estoque. Na loja C, as canetas são vendidas avulsas, cada caneta custa R$ 3,20 e há 25 canetas em estoque. O maior número de canetas que João pode comprar nas lojas A, B e C utilizando no máximo R$ 150,00 é igual a

A

46

B

45

C

44

D

43

E

42

Gabarito:

45



Resolução:

Primeiro devemos entender que, como ele tem até 150 reais para gastar, devemos escolher a opção que dê o maior número de canetas.

O preço de uma caneta em cada loja é:

A) 40/12 = 3,33.

B) 7,60/2 = 3,80.

C) 3,20.

A primeira opção seria  comprar o máximo de canetas pela ordem de preço do menor para o maior. Assim, seriam:

25 canetas de 3,20 na loja C = 80. Sobram 70.

12 canetas de 3,33 na loja A = 40. Sobram 30.

6 canetas de 3,8 na loja B = 26,6. Sobram 3,4 ( O que não serve para comprar mais nenhuma caneta)

TOTAL: 43 

 

A segunda opção seria comprar todas as canetas da loja B e depois comprar seguindo o preço do menor para o maior.

20 canetas de 3,80 na loja B = 76. Sobram 74.

23 canetas de 3,20 na loja C =  73,6. Sobram 0,40 ( O que não serve para comprar mais nenhuma caneta)

TOTAL: 43

 A última opção seria comprar todas as canetas da loja A e depois comprar seguindo o preço do menor para o maior.

24 canetas de 3,33 na loja A = 80. Sobram 70.

21 canetas de 3,20 na loja C = 67,2. Sobram 2,80 ( O que não serve para comprar mais nenhuma caneta)

Total: 45 (Esse é o número máximo de canetas )



Questão 1779

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado

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Questão 1780

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:

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Questão 1794

(Fuvest 2016)

Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:

Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...

Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:

Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...

E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.

Jorge Amado, Capitães da Areia.

1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.

Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento

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Questão 1804

(Fuvest 2012)

Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo. 

Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:

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