Questão 11253

(FUVEST - 2017)

Considerado no contexto de Memórias póstumas de Brás Cubas, o “livro” dos amores de Brás Cubas e Virgília, apresentado no breve capítulo aqui reproduzido, configura uma

A

demonstração da tese naturalista que postula o fundamento biológico das relações amorosas.

B

versão mais intensa e prolongada da típica sequência de animação e enfado, característica da trajetória de Brás Cubas.

C

 incorporação, ao romance realista, dos triângulos amorosos, cuja criação se dera durante o período romântico.

D

 manifestação da liberdade que a condição de defunto autor dava a Brás Cubas, permitindo-lhe tratar de assuntos proibidos em sua época.

E

 crítica à devassidão que grassava entre as famílias da elite do Império, em particular, na Corte.

Gabarito:

versão mais intensa e prolongada da típica sequência de animação e enfado, característica da trajetória de Brás Cubas.



Resolução:

Comentário geral: alternativa B" versão mais intensa e prolongada da típica sequência de animação e enfado, característica da trajetória de Brás Cubas." é considerada como a correta porque quando o narrador relata o beijo do início do seu relacionamento amoroso, o narrador-protagonista apresenta uma extensa enumeração de eventos que giram ao redor de duas expressões: “paixão sem freio” e “o fastio e a saciedade”  e entre outros trechos. Essa sequência acaba representando o envolvimento afetivo de Brás Cubas, marcados por intensa emotividade seguida de pessimismo e niilismo.As demais alternativas(A, C, D e E) não conferem com o contexto de "Memórias póstumas de Brás Cubas" vinculado ao “livro” dos amores de Brás Cubas e Virgília.



Questão 1779

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado

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Questão 1780

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:

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Questão 1794

(Fuvest 2016)

Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:

Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...

Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:

Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...

E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.

Jorge Amado, Capitães da Areia.

1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.

Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento

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Questão 1804

(Fuvest 2012)

Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo. 

Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:

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