Questão 11255

(FUVEST - 2017)

 

Dentre os recursos expressivos empregados no texto, tem papel preponderante a

A

metonímia (uso de uma palavra fora do seu contexto semântico normal, com base na relação de contiguidade existente entre ela e o referente).

B

hipérbole (ênfase expressiva resultante do exagero da significação linguística).

C

alegoria (sequência de metáforas logicamente ordenadas).

D

sinestesia (associação de palavras ou expressões em que ocorre combinação de sensações diferentes numa só impressão).

E

prosopopeia (atribuição de sentimentos humanos ou de palavras a seres inanimados ou a animais).

Gabarito:

alegoria (sequência de metáforas logicamente ordenadas).



Resolução:

Dentre os recursos expressivos empregados no texto, tem papel preponderante a

Alternativas

a) metonímia (uso de uma palavra fora do seu contexto semântico normal, com base na relação de contiguidade existente entre ela e o referente).Comentário: alternativa incorreta. No texto não há o uso sistemático e frequente do uso da metonímia.

b) hipérbole (ênfase expressiva resultante do exagero da significação linguística). Comentário: alternativa incorreta. Não é colocado como uma figura de linguagem de grande recorrência a hipérbole.

c) alegoria (sequência de metáforas logicamente ordenadas).Comentário: alternativa correta.O fragmento de referência é construído por meio de várias metáforas que formam uma alegoria sobre o amor. O narrador começa definindo os dois tipos de relacionamento afetivo, usando a imagem das plantas: “Há umas plantas que nascem e crescem depressa; outras são tardias e pecas”. O seu amor por Virgília pertencia à primeira categoria, pois “brotou com tal ímpeto e tanta seiva”, “abotoou-se a flor” — representa o primeiro beijo — “aflições que desabrochavam”, refere-se às inúmeras vicissitudes("os altos e baixos da vida") por que o casal passa ao longo da relação.

d) sinestesia (associação de palavras ou expressões em que ocorre combinação de sensações diferentes numa só impressão).Comentário: alternativa incorreta. Não é colocado como uma figura de linguagem de grande recorrência a sinestesia.

e) prosopopeia (atribuição de sentimentos humanos ou de palavras a seres inanimados ou a animais). A prosopopeia não é utilizada como recurso expressivo e de uso recorrente no texto de referência.



Questão 1779

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado

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Questão 1780

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:

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Questão 1794

(Fuvest 2016)

Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:

Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...

Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:

Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...

E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.

Jorge Amado, Capitães da Areia.

1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.

Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento

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Questão 1804

(Fuvest 2012)

Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo. 

Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:

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