(FUVEST - 2017)
Um aspecto do poema em que se manifesta a persistência de um valor afirmado também no Modernismo da década de 1920 é o
destaque dado às características regionais.
uso da variante oral-popular da linguagem.
elogio do sincretismo religioso.
interesse pelo passado da arte no Brasil.
delineamento do poema em feitio de oração.
Gabarito:
interesse pelo passado da arte no Brasil.
Um aspecto do poema em que se manifesta a persistência de um valor afirmado também no Modernismo da década de 1920 é o
Alternativas
a) destaque dado às características regionais.Comentário: alternativa incorreta.Pois no poema não está presente claramente os aspectos regionais que são retomados pelos poetas modernistas. Percebe que o interesse pela arte do passado do Brasil aparece nos modernistas, por exemplo, na pintura primitivista de Tarsila do Amaral, na Antropofagia e Pau Brasil, de Oswald de Andrade, nos estudos do barroco mineiro, feito por Mário de Andrade.
b) uso da variante oral popular da linguagem.Comentário: alternativa incorreta.Houve o uso da variente popular dinate da colocação pronominal, mas há apenas um indício dessa variação. Devemos analisar nesse poema o que é mais preponderante, sendo assim, o interesse pelo passado da arte brasileira(barroco).
c) elogio do sincretismo religioso.Comentário: alternativa incorreta. Não há essa menção no poema.
d) interesse pelo passado da arte no Brasil.Comentário: alternativa correta.O interesse pelo passado na arte do Brasil(barroco) é perceptível em todas as partes do poema, pois apresenta informações relacionadas a igreja que representa a arte barroca e algumas descrições dela .
e) delineamento do poema em feitio de oração.Comentário: alternativa incorreta. O uso da estrutura de oração na poesia não marca a estética modernista da década de 1920, sendo a espiritualidade e os questionamentos religiosos marcas de gerações posteriores, como a de Drummond.
(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado
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(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:
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(Fuvest 2016)
Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:
Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...
Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:
Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...
E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.
Jorge Amado, Capitães da Areia.
1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.
Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento
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(Fuvest 2012)
Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo.
Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:
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