(FUVEST 2017)
Leia o texto e observe a imagem.
A partir do texto e da imagem, podese afirmar corretamente que
a história das guerras se resume a um teatro de combates travados no front por estadistas e militares.
os relatos que abordam os conflitos apenas com base nos tratados e armistícios são parciais e limitados.
o fim dos impérios, a xenofobia e a consolidação do projeto federativo garantiram a paz mundial.
a banalização da morte e a experiência do exílio expressam a retração dos nacionalismos nos séculos XX e XXI.
as políticas de inclusão foram capazes de controlar os fluxos migratórios globais.
Gabarito:
os relatos que abordam os conflitos apenas com base nos tratados e armistícios são parciais e limitados.
Correta: B - os relatos que abordam os conflitos apenas com base nos tratados e armistícios são parciais e limitados.
O texto e a imagem nos levam à pensar em todas as vítimas indiretas da guerra e às formas como o conflito afeta a vida dos envolvidos (e, também, daqueles que não estão de fato envolvidos). Por isso, os tratados e armistícios, dados "oficiais" sobre as guerras, são considerados parcicias e ilimitados; é necessário ver o fenômeno como um todo, considerando seus impactos e as diferentes facetas da guerra.
A: A história das guerras vai muito além dos combates travados por estadistas e militares. O texto e a imagem ilustram, claramente, que a guerra não se resume ao campo de batalha e às mortes no conflito.
B: A paz mundial não foi atingida. Além disso, a xenofobia é um obstáculo à paz mundial.
D: A banalização da morte e a experiência do exílio expressam o fortalecimento dos nacionalismos nos séculos XX e XXI.
E: Os fluxos migratórios globais não foram controlados por nenhum tipo de política, uma vez que os conflitos bélicos, que motivam muitos desses fluxos, ainda persistem em diversas regiões do globo (como expressam o texto e a imagem).
(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado
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(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:
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(Fuvest 2016)
Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:
Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...
Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:
Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...
E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.
Jorge Amado, Capitães da Areia.
1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.
Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento
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(Fuvest 2012)
Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo.
Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:
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