(MACKENZIE - 2017/ adaptada)
Ondas do Mar de Vigo
Ondas do mar de Vigo,
se vistes meu amigo!
E ai, Deus!, se verrá cedo!
Ondas do mar levado,
se vistes meu amado!
E ai Deus!, se verrá cedo!
Se vistes meu amigo,
o por que eu sospiro!
E ai Deus!, se verrá cedo!
Se vistes meu amado,
por que hei gran cuidado!
E ai Deus!, se verrá cedo!
Martim Codax
Pode-se afirmar que pertence ao mesmo tipo de poema trovadoresco de “Ondas do mar de Vigo” APENAS a alternativa:
"Dona fea, nunca vos eu loei/en meu trobar, pero muito trobei;/mais ora já un bon cantar farei,/en que vos loarei toda via;/e direi-vos como vos loarei:/ dona fea, velha e sandia!" (Joan Garcia de Guilhade)
"Quer’eu en maneira provençal/fazer agora un cantar d’amor/e querrei muit’i loar mia senhor, a que prez nem fremusura non fal,/nem bondade, e mais vos direi en: tanto fez Deus comprida de ben/que mais que todas las do mundo val." (D. Dinis)
"A melhor dona que eu nunca vi,/per bõa fé, nem que oí dizer,/ e a que Deus fez melhor parecer,/mia senhor est, e senhor das que vi,/ de mui bom preço e de mui bom sem,/per bõa fé, e de tod’outro bem, de quant’eu nunca doutra dona oí." (Fernão Garcia Esgaravunha)
"Quantos ham gram coita d’amor/eno mundo, qual hoj’eu hei,/ querriam morrer, eu o sei,/e haveriam en sabor;/mais, mentr’eu vos vir, mia senhor,/ sempre m’eu querria viver/ e atender e atender." (João Garcia de Guilhade)
"Que coita tamanha ei a sofrer,/por amar amigu’e non o ver!/E pousarei sô lo avelanal." (Nuno Fernandes Torneol)
Gabarito:
"Que coita tamanha ei a sofrer,/por amar amigu’e non o ver!/E pousarei sô lo avelanal." (Nuno Fernandes Torneol)
[E]
A cantiga identificada no enunciado é uma cantiga de amigo, pois o eu-lírico assume uma voz feminina e lamenta a saudade de seu amado;
a) Incorreta. A cantiga apresentada ridiculariza uma figura social, identificada como "dona fea", que representa, de modo geral, as "mulheres velhas, feias e doidas", configurando-se como cantiga satírica;
b) Incorreta. A cantiga em questão é uma cantiga de amor. A referência à "senhora" como objeto de admiração e idealização configura essa poética;
c) Incorreta. Os versos dispostos revelam a poética da cantiga de amor: "mia senhor" é louvada como uma bela mulher, obra distinta de Deus pela qual o trovador derrama seus cantos e loas;
d) Incorreta. A cantiga recortada nessa alternativa dirige-se a "mia senhor", ou seja, é uma cantiga de amor, em que o eu-lírico é masculino e coloca-se em posição de relativa submissão com relação a essa mulher, senhora de seus desejos;
e) Correta. Da mesma forma que "Ondas do Mar de Vigo", esses versos de Torneol revelam o sofrimento de um "eu" feminino diante da ausência de um "amigu" que não se vê.
(Mackenzie 2012) Assinale a alternativa correta.
O leão e a raposa
11Um leão envelhecido, 1não podendo mais procurar alimento por sua própria conta, julgou que devia arranjar um jeito de fazer isso. E, então, foi a uma caverna, deitou-se e se fingiu de doente. Dessa forma, quando 8recebia a visita de outros 13animais, ele 4os pegava e 5os comia. Depois que muitas 14 feras 6 já tinham morrido, uma 12raposa, ciente da armadilha, parou a 9certa distância da caverna e perguntou ao leão como ele estava. Como ele 2respondesse: “Mal!” e lhe 3perguntasse 10por que ela não entrava, disse a raposa: “Ora, eu entraria 7se não visse marcas de muitos entrando, mas de ninguém saindo”.
Esopo - escritor grego do século VI a.C.
Ver questão
(Mackenzie - 2012)
Assinale a alternativa correta
O leão e a raposa
Um 11leão envelhecido, 1não podendo mais procurar alimento por sua própria conta, julgou que devia arranjar um jeito de fazer isso. E, então, foi a uma caverna, deitou-se e se fingiu de doente. Dessa forma, quando 8recebia a visita de outros 13animais, ele 4os pegava e 5os comia. Depois que muitas 14feras 6 já tinham morrido, uma 12raposa, ciente da armadilha, parou a 9certa distância da caverna e perguntou ao leão como ele estava. Como ele 2respondesse: “Mal!” e lhe 3perguntasse 10por que ela não entrava, disse a raposa: “Ora, eu entraria 7se não visse marcas de muitos entrando, mas de ninguém saindo”.
Esopo - escritor grego do século VI a.C.
Ver questão
(MACKENZIE/Adapatada)
Sobre a poesia trovadoresca em Portugal, é INCORRETO afirmar que:
Ver questão
(Mackenzie 1997)
Assinale a alternativa INCORRETA a respeito das cantigas de amor.
Ver questão