Questão 28723

(FUVEST - 2018 - 1ª FASE)

Examine esta propaganda.

www.combustivellegal.com.br

Por ser empregado tanto na linguagem formal quanto na linguagem informal, o termo “legal” pode ser lido, no contexto da propaganda, respectivamente, nos seguintes sentidos:

A

lícito e bom.

B

aceito e regulado.

C

requintado e excepcional.

D

viável e interessante.

E

jurídico e autorizado.

Gabarito:

lícito e bom.



Resolução:

Por ser empregado tanto na linguagem formal quanto na linguagem informal, o termo “legal” pode ser lido, no contexto da propaganda, respectivamente, nos seguintes sentidos:

 

Alternativas

  1. lícito e bom. Comentário: alternativa correta. A propaganda acima explora de maneira eficiente vários sentidos atribuídos à palavra “legal”. Em linguagem formal, refere-se à legalidade,isto é, dentro dos conformes da lei. Em linguagem informal, refere-se a atributos positivos representados pelo vocábulo “bom”.

  2. aceito e regulado. Comentário: alternativa incorreta. O termo "aceito" pode ser referente aos critérios legais, ou seja, dentro da lei.  Em linguagem informal, o termo "regulado" não representado com a ideia de "bom".

  3. requintado e excepcional. Comentário: alternativa incorreta. O termo "requintado" não transmite o sentido de legalidade e o outro termo "excepcional" não é relacionado com a ideia de "bom".

  4. viável e interessante.  Comentário: alternativa incorreta. Comentário: alternativa incorreta. O termo "viável"não transmite o sentido de legalidade e o outro termo "interessante"não é relacionado com a ideia de "bom".

  5. jurídico e autorizado. Comentário: alternativa incorreta. Comentário: alternativa incorreta. O termo "jurídico" não transmite o sentido de legalidade e o outro termo "autorizado" não é relacionado com a ideia de "bom".



Questão 1779

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado

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Questão 1780

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:

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Questão 1794

(Fuvest 2016)

Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:

Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...

Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:

Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...

E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.

Jorge Amado, Capitães da Areia.

1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.

Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento

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Questão 1804

(Fuvest 2012)

Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo. 

Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:

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