Questão 44696

(FUVEST - 2018) Leia os textos e, em seguida, atenda ao que se pede.

Queridos amigos, conhecidos e estranhos, meus conterrâneos queridos e toda a humanidade: Em poucos minutos possivelmente uma nave espacial irá me levar para o espaço sideral. O que posso dizerlhes sobre estes últimos minutos? Toda a minha vida parece se condensar neste momento único e belo. Tudo que eu fiz e vivi foi para isso!

Yuri Gagarin. Cosmonauta russo da primeira missão tripulada da História, a bordo da Vostok 1, lançada no dia 12 de abril de 196

 

Ground Control to Major Tom

Your circuit’s dead, there’s something wrong

Can you hear me, Major Tom?

Can you hear me, Major Tom?

Can you hear me, Major Tom?

Can you...

 

Here I am floating ‘round my tin can

Far above the Moon

Planet Earth is blue

And there is nothing I can do “

 

Space Oddity”, David Bowie. LP Space Oddity, 1969

 

a) Indique a que conquista cada um dos autores se refere e seu significado simbólico no contexto internacional da época.

b) Explique de que maneira cada um dos textos representa a tensão política e os conflitos internacionais dos anos 1960.

Gabarito:

Resolução:

a) Indique a que conquista cada um dos autores se refere e seu significado simbólico no contexto internacional da época.

A primeira declaração de Yuri Gagarin refere-se à primeira missão tripulada ao espaço realizada pelos soviéticos em 1961. Já a música de David Bowie está relacionada à viagem realizada pelos norte-americanos à lua em 1969. Tanto a declaração de Gagarin, tanto a música de Bownie estão no contexto da Guerra Fria, no qual EUA e URSS disputaram a corrida espacial. Liderar essa disputa tinha um forte efeito de propaganda, no qual representava a superioridade tecnológica e científica, bem como o sucesso dos respectivos sistemas político-ideológicos, o capitalismo norte-americano e o socialismo soviético.

b) Explique de que maneira cada um dos textos representa a tensão política e os conflitos internacionais dos anos 1960.

Ambos os textos refletem a tensão política e os conflitos internacionais dos anos 1960 nas disputas entre às duas superpotências (URSS e EUA) em decorrência da Guerra Fria. A declaração de Yuri Gagarin mostra uma exaltação à conquista soviética, no qual ele descreve como uma conquista pessoal, e, por meio do trecho final, “Tudo que eu fiz e vivi foi para isso”, é possível ver o esforço da URSS na corrida espacial. Por fim, na música de David Bowie, há referências da viagem à Lua como metáforas dos sentimentos de uma época, quando diz ‘’Aqui estou flutuando ao redor da minha latinha, Bem acima da Lua, O Planeta Terra é azul, E não há nada que eu possa fazer.’’



Questão 1779

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado

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Questão 1780

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:

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Questão 1794

(Fuvest 2016)

Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:

Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...

Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:

Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...

E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.

Jorge Amado, Capitães da Areia.

1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.

Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento

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Questão 1804

(Fuvest 2012)

Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo. 

Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:

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