(FUVEST - 2018 - 1a fase)
Prolongando-se os lados de um octógono convexo ABCDEFGH, obtém-se um polígono estrelado, conforme a figura.
A soma vale
180º
360º
540º
720º
900º
Gabarito:
360º
Como essa é uma figura irregular, não podemos afirmar nada em relação ao valor desses angulos em um primeiro momento.
Para resolver essa questão, vamos usar a relação que diz que a soma dos angulos internos de um polígono é dada por (N -2)180°.
É mais fácil descobrir uma soma de angulos internos, utilizando realalções de figuras conhecidas. Iremos pegar os lados prolongados da figura, e formar hexágonos, como esse a seguir:
Com a relação da soma: (N - 2)180°, temos que a soma dos angulos internos de um hexágono é 720°.
Então: 1 + c + d + e + f + g = 720°
Com isso podemos montar um sistema com a soma dos ângulos de todos os hexágonos que podemos formar dessa forma.
+ c + d + e + f + g = 720°
+ d + e + f + g + h = 720°
+ e + f + g + h + a = 720°
+ f + g + h + a + b = 720°
+ g + h + a + b + c = 720°
+ h + a + b + c + d = 720°
+ a + b + c + d + e = 720°
+ b + c + d + e + f = 720°
No fim temos que a soma de todos ângulos alfa mais cinco vezes a soma dos angulos internos de um octógono resulta em:
+ 5(a+b+c+d+e+f+g+h) = 8. 720°
+ 5. 6 . 180° = 8. 720°
= 360°
(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado
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(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:
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(Fuvest 2016)
Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:
Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...
Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:
Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...
E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.
Jorge Amado, Capitães da Areia.
1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.
Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento
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(Fuvest 2012)
Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo.
Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:
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