Questão 37571

(FUVEST - 2019 - 2 fase - Questão 3)

 

A figura mostra o gráfico de uma função f.

 

a) Encontre todos os valores de  tais que f(x) = -1.

b) Encontre todos os valores de x tais que   egin{vmatrix} f(x)+1 end{vmatrix} leq 1

c) No sistema cartesiano da folha de respostas, desenhe o gráfico da função y = 1 - f(x+2)

Gabarito:

Resolução:

 

a) Pelo gráfico vemos que y = f(x) = -1 nos pontos x =3 e x = 7

b)

 Para:left | f(x)+1) 
ight |leq 1,::temos :que:\\f(x)+1leq 1\\f(x)leq 0:::::::::(1)

e

\\-f(x)-1leq 1\\-f(x)leq 2::(multiplicando::por::-1)\\f(x)geq -2:::::::::(2)

Juntando as condições (1) e (2) temos :

-2leq f(x)leq 0

Pelo gráfico vemos que a função ficará nesse intervalo para 

2leq xleq 4::::e::::6leq xleq 8

 

c) f (x+2) : desloca-se o gráfico 2 unidades para a esquerda

    -f ( x+2) : rebate-se o gráfico em relação ao eixo x 

    1 - f (x+2) : subimos o gráfico de 1 unidade 

 



Questão 1779

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado

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Questão 1780

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:

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Questão 1794

(Fuvest 2016)

Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:

Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...

Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:

Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...

E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.

Jorge Amado, Capitães da Areia.

1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.

Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento

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Questão 1804

(Fuvest 2012)

Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo. 

Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:

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