Questão 37581

(FUVEST - 2019 - 2 fase - Questão 3)

Uma fábrica montou uma linha de produção que tem necessidade de um fluxo contínuo de água, de 8 l/min, numa temperatura 15º C acima da temperatura ambiente. Para obter esse resultado, foi utilizado um aquecedor de água híbrido, consistindo de um coletor solar e de um aquecedor elétrico que complementa o aquecimento da água.

Considere a distribuição diária de intensidade de radiação solar I dada pela figura e determine

a) a potência total P, em W, que este sistema de aquecimento necessita ter;

b) a área A do coletor para que, no horário de pico da intensidade de radiação solar, a água seja aquecida 15 ºC acima da temperatura ambiente, apenas pelo coletor solar, considerando que a sua eficiência seja 40%;

c) a quantidade de energia elétrica complementar E, em kWh, usada em um dia, com o sistema operando das 7 h às 17 h, considerando a área calculada no item (b)

Note e adote:

Calor específico da água = 1 cal/gºC

Densidade da água = 1 kg/l

1 cal = 4

 

Gabarito:

Resolução:

a) phi = Pot = frac{mcDelta T}{Delta t},  mas   left{egin{matrix} m = d cdot V \ Z = frac{V}{Delta t} 
ightarrow Vazao end{matrix}
ight.

P = d cdot Z cdot c cdot Delta T, sendo  d  a  densidade e  Z  a  vazao

P = frac{10^3g}{l} cdot frac{8}{60} cdot frac{l}{s} cdot frac{4J}{g_{ }^{o}	extrm{C}}cdot 15^oC

P = 8000 W 
ightarrowPotência útil

 

b) e = frac{Pot_u}{Pot_{total}}=0,4
ightarrow Pot_T = I cdot A = 20000

No pico solar I = 1000 W/m^2 
ightarrow A = 20 m^2

 

c) Considerando como 700 Wm² a intensidade solar de 7 às 17h, a potência útil pode ser calculada. Considerando:

I_{2} = frac{P_{T2}}{A} e eta = frac{P_{u2}}{P_{T2}}, então:

P_{u2} = I_{2} cdot eta cdot A = 700 cdot 0,4 cdot 20

P_{u2} = 5,6  kW

Assim, a energia elétrica complementar pode ser obtida:

E = (P - P_{u2}) cdot Delta t

E = (8 - 5,6) cdot 10 = 24  kWh



Questão 1779

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado

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Questão 1780

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:

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Questão 1794

(Fuvest 2016)

Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:

Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...

Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:

Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...

E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.

Jorge Amado, Capitães da Areia.

1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.

Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento

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Questão 1804

(Fuvest 2012)

Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo. 

Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:

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