(FUVEST - 2019)
Esta imagem é a reprodução de
uma pintura impressionista, marcada por pinceladas soltas e pela temática da emigração americana para o continente europeu.
um mosaico cubista, caracterizado pelas formas geométricas que procuram salientar a esperança daqueles que se dirigem para terras estrangeiras.
uma pintura expressionista, que reforça o sofrimento dos que se deslocavam em um contexto de perseguições e intolerâncias.
um painel surrealista, que procurava destacar o subconsciente atormentado daqueles que deixavam seus locais de origem.
uma pintura futurista, influenciada pelas referências de modernização tecnológica características da primeira metade do século XX.
Gabarito:
uma pintura expressionista, que reforça o sofrimento dos que se deslocavam em um contexto de perseguições e intolerâncias.
a) uma pintura impressionista, marcada por pinceladas soltas e pela temática da emigração americana para o continente europeu.
Incorreta. A imagem não retrata a emigração americana para o continente europeu devido a data. Ademais, a imagem não apresenta uma forte presença de cortes do dia característica comum do impressionismo que vai contra o tom sombrio desta imagem.
b) um mosaico cubista, caracterizado pelas formas geométricas que procuram salientar a esperança daqueles que se dirigem para terras estrangeiras.
Incorreta. No quadro apresento não há formas geométricas bem definidas, traço predominante do cubismo.
c) uma pintura expressionista, que reforça o sofrimento dos que se deslocavam em um contexto de perseguições e intolerâncias.
Correta. Na referência da imagem, o aluno perceberia que a questão aborda o momento inicial da Segunda Guerra Mundial (1939-1941) e a saída de europeus por conta da guerra e dos regimes Nazifascistas. O expressionismo, por sua vez, é um movimento artístico que procura retratar não a realidade objetiva, mas as emoções e respostas subjetivas que os acontecimentos geram no artista. A observação correta da imagem levaria o aluno a perceber a dor e sofrimento daqueles que abandonaram seus países por conta da guerra e das perseguições políticas (especialmente nos regimes totalitários italianos e alemães).
d) um painel surrealista, que procurava destacar o subconsciente atormentado daqueles que deixavam seus locais de origem.
Incorreta. Não é uma pintura surrealista visto que representa ao plausível e real distanciando-se das questões ilógicas e do subconsciente que representam o surrealismo.
e) uma pintura futurista, influenciada pelas referências de modernização tecnológica características da primeira metade do século XX.
Incorreta. Não há referências a modernização tecnológica.
(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado
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(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:
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(Fuvest 2016)
Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:
Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...
Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:
Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...
E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.
Jorge Amado, Capitães da Areia.
1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.
Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento
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(Fuvest 2012)
Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo.
Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:
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