Questão 35260

(Fuvest 2019 – 1ª fase)

Considere a função polinomial ݂f:mathbb{R}
ightarrow mathbb{R}  definida por ݂f(x) = ax² + bx + c em que ܽa, b, c  in mathbb{R}.

No plano cartesiano xy,a única intersecção da reta y=2 com o gráfico de f é o ponto ( 2; 2)  e a intersecção da reta x=0 com o gráfico de ݂f é o ponto (0; -6). O valor de ܽa+b+c é:

A

-2

B

0

C

2

D

4

E

6

Gabarito:

0



Resolução:

f(x) = ax^2+bx+c, a
eq 0

P(2,2) epsilon f(x)

Q(0,-6) epsilon f(x)

Substituindo:

P(2,2) 
ightarrow f(2) = 2 = 4a+2b+c

Q(0,-6) 
ightarrow f(0) = -6 = c

Graficamente:

1) P(2,2) é o único ponto de intersecção do polinômio com a reta y=2.

2) f(x) = ax^2+bx+2 é uma parábola.

3) f(x) intersecta a reta x=0.

Assim, temos que esta é a única configuração possível. Pelo gráfico, temos que:

 x_{v} = -frac{b}{2a} = 2

b = -4a

Como temos: 

left{egin{matrix}2 = 4a+2b+c \ c=-6 \ b=-4a end{matrix}
ight.

Concluímos que:

2 = 4a+2(-4a)+-6

4a = -8

a = -2

b = 8

Logo, 

a + b + c = -2 + 8 -6 = 0



Questão 1779

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado

Ver questão

Questão 1780

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:

Ver questão

Questão 1794

(Fuvest 2016)

Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:

Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...

Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:

Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...

E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.

Jorge Amado, Capitães da Areia.

1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.

Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento

Ver questão

Questão 1804

(Fuvest 2012)

Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo. 

Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:

Ver questão