(Fuvest 2019 – 1ª fase)
Em uma garrafa térmica, são colocados 200 g de água à temperatura de 30 ºC e uma pedra de gelo de 50 g, à temperatura de –10 ºC. Após o equilíbrio térmico,
Note e adote: calor latente de fusão do gelo = 80 cal/g;
calor específico do gelo = 0,5 cal/g o C;
calor específico da água = 1,0 cal/g o C.
todo o gelo derreteu e a temperatura de equilíbrio é 7 °C.
todo o gelo derreteu e a temperatura de equilíbrio é 0,4 °C.
todo o gelo derreteu e a temperatura de equilíbrio é 20 °C.
nem todo o gelo derreteu e a temperatura de equilíbrio é 0 °C.
o gelo não derreteu e a temperatura de equilíbrio é –2 °C.
Gabarito:
todo o gelo derreteu e a temperatura de equilíbrio é 7 °C.
Para aquecer o gelo até de -10 ºC até 0 ºC precisamos de 50.0,5.10 = 250 cal.
Para derreter o gelo precisamos de Q = m.L = 4000 cal.
A água se for possível resfriá-la até 0 ºC fornecerá 6000 cal, logo todo gelo irá sim derreter, pois para isso só precisaríamos de 4250 cal.
Asssim podemos supor um aquecimento de 250g de água com 1750 cal a partir de 0 ºC.
250T = 1750
T = 7 ºC
Observe que na realidade a água que estava a 30 ºC inicialmente não chegará a 0ºC, mas matematicamente podemos fazer essa suposição sem nenhuma perda.
Poderíamos escrever a equação relativa aos calores trocados no sistema e encontraríamos a mesma temperatura final.
Alternativa A.
(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado
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(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:
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(Fuvest 2016)
Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:
Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...
Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:
Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...
E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.
Jorge Amado, Capitães da Areia.
1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.
Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento
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(Fuvest 2012)
Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo.
Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:
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