Questão 35327

(Fuvest 2019 – 1ª fase)

Três pequenas esferas carregadas com carga positiva ocupam os vértices de um triângulo, como mostra a figura. Na parte interna do triângulo, está afixada outra pequena esfera, com carga negativa q. As distâncias dessa carga às outras três podem ser obtidas a partir da figura.

 

Sendo ܳQ =  2 x 10-4 C,  q = -2 x 10-5 C e d = 6 m, a força elétrica
resultante sobre a carga q

 

 

A

é nula.

B

tem direção do eixo y, sentido para baixo e módulo 1,8 N.

C

tem direção do eixo y, sentido para cima e módulo 1,0 N.

D

tem direção do eixo y, sentido para baixo e módulo 1,0 N.

E

tem direção do eixo y, sentido para cima e módulo 0,3 N.

Gabarito:

tem direção do eixo y, sentido para cima e módulo 0,3 N.



Resolução:

Se observarmos os dois triângulos de baixo, podemos dizer que eles são retângulos isósceles, então observemos a imagem:

Temos as forças F e F' representadas acima, e as forças F' já estão decompostas:

Suas componentes horizontais se anulam, então sobram apenas as forças verticais, então a resultante será a diferença entre as forças verticais das cargas de baixo contra a força da carga de cima:

F_r = F - 2f cos45^o

F_r = frac {K|Q| |q|}{d_1^2} - frac {2K|Q| |q|}{d_2^2} cos45^o

F_r = frac {K|Q| |q|}{d^2} - frac {2K|Q| |q|}{(d sqrt{2})^2} frac {sqrt {2}}{2}

F_r = frac {K|Q| |q|}{d^2} - frac {K|Q| |q|}{(d sqrt{2})^2} sqrt {2}

Agora vamos isolar  frac {K|Q| |q|}{d^2}

F_r = frac {K|Q| |q|}{d^2} (1 - frac {sqrt {2}}{2})

F_r = frac {9 cdot 10^9 cdot 2 cdot 10^{-4} cdot 2 cdot 10^{-5}}{6^2} (1 - frac {sqrt {2}}{2})

F_r = frac {36}{36} (1 - frac {sqrt {2}}{2})

Considerando sqrt{2}approx 1,4

F_r = 1 - frac {1,4}{2}

F_r = 1 - 0,7

F_r = 0,3N

Então temos uma força de 0,3N em direção ao eixo y e sentido para cima.



Questão 1779

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado

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Questão 1780

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:

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Questão 1794

(Fuvest 2016)

Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:

Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...

Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:

Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...

E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.

Jorge Amado, Capitães da Areia.

1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.

Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento

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Questão 1804

(Fuvest 2012)

Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo. 

Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:

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