(FUVEST - 2020 - 1 FASE) Várias espécies do gênero Candida, que pertence ao grupo de fungos unicelulares, reproduzem‐se por brotamento (gemulação), espalhando‐se rapidamente. No grupo dos fungos pluricelulares, a rápida colonização de novos ambientes deve‐se, em grande parte, ao fato de que esse grupo possui:
esporos haploides que germinam e colonizam o ambiente.
reprodução assexuada, produzindo descendentes que são genotipicamente diferentes.
zigotos haploides que crescem aceleradamente com mitoses sucessivas.
cistos de resistência que encapsulam adultos diploides.
fases autotróficas, podendo viver sem disponibilidade de alimento externo.
Gabarito:
esporos haploides que germinam e colonizam o ambiente.
(A) esporos haploides que germinam e colonizam o ambiente.
CORRETA. A reprodução assexuada dos fungos pluricelulares se da por esporulação, onde um grande números de esporos haplóides é produzido e tem a capacidade de germinar colonizando o ambiente.
(B) reprodução assexuada, produzindo descendentes que são genotipicamente diferentes.
INCORRETA. A reprodução assexuada tem pouca ou nenhuma variabilidade genética, portanto, os descendentes são fenotipicamente iguais.
(C) zigotos haploides que crescem aceleradamente com mitoses sucessivas.
INCORRETA. Os zigotos se formam a partir de reprodução sexuada e não assexuada, e sempre serão diplóides, já que ocorreu a união de duas células para sua formação.
(D) cistos de resistência que encapsulam adultos diploides.
INCORRETA. Alguns zoósporos podem vir a encistar em condições ambientais adversas, no entanto não são adultos encapsulados e sim esporos.
(E) fases autotróficas, podendo viver sem disponibilidade de alimento externo.
INCORRETOS. Fungos são HETERÓTROFOS.
Gabarito A.
(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado
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(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:
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(Fuvest 2016)
Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:
Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...
Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:
Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...
E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.
Jorge Amado, Capitães da Areia.
1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.
Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento
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(Fuvest 2012)
Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo.
Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:
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