(FUVEST 2020 - 2 fase) Analise os dados de precipitação média anual para as localidades.
"A velha identificação desse setor costeiro de exceção ‐ o 'cabo frio' ‐ possibilitou interpretar a combinação de fatores que responde pela presença de aludido reduto de caatingas na referida região". (AB´SÁBER, 2003).
Com base na análise dos dados de precipitação média anual, na localização das estações meteorológicas e em seus conhecimentos sobre a dinâmica climática e oceanográfica da região, responda:
a) Que fenômeno oceanográfico ocorre nas águas oceânicas da região de Cabo Frio‐RJ?
b) Qual é a atividade de extração mineral conhecidamente associada à região de Cabo Frio‐RJ? Explique como um fenômeno natural que ocorre na região corrobora para a existência dessa atividade.
c) Qual a explicação física para a redução das precipitações em Cabo Frio‐RJ e qual sua manifestação na paisagem continental?
Gabarito:
Resolução:
a) No litoral Sudeste, especialmente na região de Cabo Frio (RJ), ocorre, por vezes, um fenômeno interessante, que abaixa a temperatura da água do mar a até 14ºC, nos meses de janeiro e fevereiro. Isso acontece devido ao vento, que, no verão, sopra constantemente da direção nordeste. Este fenômeno é conhecido como afloramento ou ressurgência, sendo um fenômeno oceanográfico que consiste na subida de águas subsuperficiais, mais firas, muitas vezes ricas em nutrientes, para camadas superficiais no oceano.
Origina-se, então, uma lacuna de água junto à costa, que é preenchida por águas profundas, bem mais frias, que sobem e atingem a superfície. A ascensão das águas frias e ricas em nutrientes é chamada de ressurgência, e, nos locais onde ela ocorre, normalmente, é observada grande atividade pesqueira. Esse fenômeno pode provocar intensos nevoeiros ao longo de todo o litoral Sudeste do Brasil.
b) É a extração que ocorre na região é a de Sal. Nestes locais, uma abundância de nutrientes é disponibilizada na superfície da água possibilitando uma maior quantidade de minerais ao pescado e consequente riqueza de biodiversidade marinha. Propiciando uma significativa elevação na quantidade de peixes e outros organismos marinhos, na região, possibilitando uma importante zona de comércio de pescado.
c) A redução de precipitação na região ocorre por alguns fatores, como a grande distância da linha de costa até a Serra do Mar e a emergência de águas frias em uma costa dominada por correntes quentes (fenômeno da ressurgência), resultando na atenuação das precipitações e numa dinâmica climática diferenciada durante os meses de janeiro e fevereiro (Barbiére, 1975).
Esta ressurgência é do tipo intermitente, intensificada pelos fortes ventos de nordeste, os quais são fortalecidos durante a primavera-verão. Um fator topográfico explica porque este fenômeno é mais intenso na região de Cabo Frio. Nesse ponto, a costa brasileira muda da direção norte-sul para leste-oeste, inflexão que provoca uma zona de divergência entre a costa e a Corrente do Brasil.
A condição climática mais seca da região de Cabo Frio determina um panorama peculiar em termos de cobertura vegetal do Rio de Janeiro, ou seja, suas formações vegetais fogem do aspecto exuberante que as Florestas de Encosta do Estado costumam apresentar.
Enfim, a explicação se dá pela intensificação da ressurgência na região de Cabo Frio, que induz a uma redução na precipitação e, consequentemente, um aumento na aridez climática, evaporação e salinidade das lagoas. Da mesma forma, um enfraquecimento induz a um efeito oposto. Certamente, semelhantes variações são produzidas em escala anual com importante repercussão sobre o ambiente lagunar, especialmente sobre a sedimentação carbonática nas lagoas isoladas menores, controlado pelo microclima local.
(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado
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(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:
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(Fuvest 2016)
Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:
Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...
Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:
Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...
E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.
Jorge Amado, Capitães da Areia.
1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.
Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento
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(Fuvest 2012)
Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo.
Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:
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