(FUVEST - 2021 - 1ª FASE)
A criação do Banco da Amazônia e da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM) preconizou uma política de concessão de incentivos fiscais aos empresários, especialmente das regiões mais ricas do país, para que deixassem de pagar 50% do imposto de renda, desde que o dinheiro fosse depositado naquele banco para financiar projetos de desenvolvimento no estado do Amazonas. Os investimentos orientaram-se de preferência para a agropecuária, de modo que um grande número de empresários e de empresas, especialmente do Sudeste do Brasil, sem tradição no ramo, tornaram-se proprietários de terras e empresários rurais. E princípio a aquisição de terras pelos grandes capitalistas do Sudeste animou o mercado imobiliário.
José de Sousa Martins. O Poder do Atraso. Adaptado.
Assinale a alternativa que apresenta a combinação correta entre o período a que se refere o texto e as implicações, territoriais e sociais, observadas nas áreas onde a política de incentivos fiscais entrou em operação.
Período | Implicações | |
Territorias | Socias | |
Brasil Império | Expansão dos sistemas agroflorestais e preservação da vegetação nativa | Aprovação dos direitos de sindicalização do trabalhador rural |
Período | Implicações | |
Territorias | Socias | |
Primeira República | Expansão da área voltada à pecuária e redução da Mata Atlântica | Aumento do número de assalariados no campo |
Período | Implicações | |
Territorias | Socias | |
Estado Novo | Expansão da economia extrativista e concentração fundiária | Eliminação dos direitos trabalhistas na cidade e no campo |
Período | Implicações | |
Territorias | Socias | |
Ditadura Militar | Aumento da grilagem e avanço do desmatamento | Aumento dos conflitos violentos no campo |
Período | Implicações | |
Territorias | Socias | |
Nova República | Aumento da área de vegetação nativa e refora agrária massiva | Melhora na distribuição fundiária e dos níveis de consumo interno |
Gabarito:
Período | Implicações | |
Territorias | Socias | |
Ditadura Militar | Aumento da grilagem e avanço do desmatamento | Aumento dos conflitos violentos no campo |
A) Incorreta, pois, durante o Brasil Império não foram tomadas medidas relacionadas à Amazônia, muito menos, tinha algum caráter relacionado à preservação da vegetação nativa.
B) Incorreta, pois, o texto se trata sobre a Floresta Amazônica e não sobre a Mata Atlântica.
C) Incorreta, pois, não houve tal eliminação dos direitos trabalhistas na cidade e no campo, após eles terem sido inseridos em nossa sociedade.
D) Correta, pois, o avanço da ocupação, em direção à Floresta Amazônica, se deu durante a ditadura, período também onde se instaurou a Zona Franca de Manaus. Além disso, o aumento do desmatamento, da grilagem e o dos conflitos violentos no campo foram uma consequência dessa ação.
E) Incorreta, pois, houve a diminuição da área da vegetação nativa, além de não ter havido uma reforma agrária massiva e uma melhor distribuição fundiária.
(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado
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(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:
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(Fuvest 2016)
Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:
Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...
Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:
Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...
E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.
Jorge Amado, Capitães da Areia.
1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.
Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento
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(Fuvest 2012)
Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo.
Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:
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