Questão 59461

(FUVEST - 2021 - 1ª FASE)

I ain't gonna work on Maggie's farm no more
No, I ain't gonna work on Maggie's farm no more
Well, I wake in the morning
Fold my hands and pray for rain
I got a head full of ideas
That are drivin' me insane
It's a shame the way she makes me scrub the floor
I ain't gonna work on Maggie's farm no more

I ain't gonna work for Maggie's brother no more
I ain't gonna work for Maggie's brother no more
Well, he hands you a nickel
He hands you a dime
He asks you with a grin
If you're havin' a good time
Then he fines you every time you slam the door
I ain't gonna work for Maggie's brother no more

I ain't gonna work for Maggie's pa no more
No, I ain't gonna work for Maggie's pa no more
Well, he puts his cigar out in your face just for kicks
His bedroom window it is made out of bricks
The National Guard stands around his door
Ah, I ain't gonna work for Maggie's pa no more, alright

Bon Dylan, "Maggie's Farm, do álbum Bringing it all home, 1965.

 

Nestes estrofes, o conjunto de cenas descritas mostra que a principal dificuldade experimentada pela pessoa cuja história é contada na letra da música refere-se

A

ao relacionamento difícil com familiares e amigos.

B

à falta de criatividade diante das exigências do trabalho.

C

às restrições impostas a sua liberdade e expressão pessoal.

D

à competição por salários mais altos com colegas de trabalho.

E

às dificuldades de viver fora de um grande centro urbano.

Gabarito:

às restrições impostas a sua liberdade e expressão pessoal.



Resolução:

a) INCORRETA, já que a canção fala sobre relações de trabalho, não de relações familiares.

b) INCORRETA, uma vez que não é mencionada a criatividade no texto, além disso são elencadas e explicitadas quais são as atividades desempenhadas no trabalho.

c) CORRETA, já que na primeira estrofe a canção diz “I got a head full of ideas / That are drivin’ me insane / It’s a shame the way she makes me scrub the floor / I ain’t gonna work for Maggie’s farm no more”, que significa “Eu tenho uma cabeça cheia de ideias / Que estão me deixando louco / É uma vergonha a forma que ela me faz esfregar o chão / Eu não vou mais trabalhar para a fazenda da Maggie”, indicando que a principal dificuldade enfrentada pelo eu-lírico, aquela que o está deixando louco são as tarefas bobas que lhe estão passando, descritas mais especificamente em cada estrofe.

d) INCORRETA, uma vez que o texto não menciona competições por salários, apenas a dinâmica individual de pagamento.

e) INCORRETA, já que não é mencionado um grande centro urbano, apenas a fazenda da Maggie, que é meio rural.



Questão 1779

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado

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Questão 1780

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:

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Questão 1794

(Fuvest 2016)

Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:

Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...

Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:

Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...

E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.

Jorge Amado, Capitães da Areia.

1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.

Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento

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Questão 1804

(Fuvest 2012)

Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo. 

Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:

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