Questão 65737

(VUNESP - 2021) No dia 12 [de dezembro de 1968], o pedido chegou ao plenário, e a votação se estendeu por horas. Finalmente, confrontando os militares, a Câmara dos Deputados rejeitou o pedido de suspensão das imunidades parlamentares de Márcio Moreira Alves por 216 votos contra 141 e 12 abstenções. Celebrando o resultado, os parlamentares cantaram o Hino Nacional. No dia seguinte, o Conselho de Segurança Nacional aprovou o Ato Institucional n. 5, tornando perenes os poderes discricionários que atribuía ao presidente da República.

(Carlos Fico, História do Brasil contemporâneo: da morte de Vargas aos dias atuais, p. 66)

O Ato Institucional, aprovado em dezembro de 1968, permitia ao presidente da República

A

escolher os presidentes do Senado, da Câmara dos Deputados e das Assembleias Legislativas de cada Estado.

B

indicar um senador indireto por estado e escolher os secretários estaduais de Segurança Pública.

C

proibir o habeas corpus em todas as ações penais e referendar as eleições legislativas estaduais.

D

cassar mandatos e suspender direitos políticos, assim como demitir ou aposentar servidores públicos.

E

escolher os prefeitos e os governadores de estado, além de aprovar, ou não, os orçamentos públicos em todos os níveis de poder.

Gabarito:

cassar mandatos e suspender direitos políticos, assim como demitir ou aposentar servidores públicos.



Resolução:



Questão 2177

(VUNESP)

“De resto não é bem uma greve, é um lock-out, greve dos patrões, que suspenderam o trabalho noturno”.

“Muitas vezes lhe acontecera bater à campainha de uma casa e ser atendido por uma empregada ou por outra pessoa qualquer”.

“E, às vezes, me julgava importante.”

 

Identifique a alternativa em que os termos em destaque aparecem corretamente analisados quanto à função sintática:

Ver questão

Questão 7201

(VUNESP - 1985) Se o comprimento de um retângulo aumenta em 10% e a área permanece constante, a largura do retângulo diminui:


 

Ver questão

Questão 7204

(VUNESP - 1989) João e Tomás partiram um bolo retangular. João comeu a metade da terça parte e Tomás comeu a terça parte da metade. Quem comeu mais?

Ver questão

Questão 7306

(Vunesp 2010)

Uma fábrica utiliza dois tipos de processos, P1 e P2, para produzir dois tipos de chocolates, C1 e C2. Para produzir 1000 unidades de C1 são exigidas 3 horas de trabalho no processo P1 e 3 horas em P2. Para produzir 1000 unidades de C2 são necessárias 1 hora de trabalho no processo P1 e 6 horas em P2. Representada por x a quantidade diária de lotes de 1000 unidades de chocolates produzidas pelo processo P1 e por y a quantidade diária de lotes de 1000 unidades de chocolates produzidas pelo processo P2, sabe-se que o número de horas trabalhadas pelo dia no processo P1 é 3x + y, e que o número de horas trabalhadas em um dia no processo P2 é 3x + 6y.

Dado que o lucro na venda de uma unidade do chocolate produzido pelo processo P1 é de R$ 0,50, enquanto que o lucro na venda de uma unidade do chocolate produzido pelo processo P2 é de R$ 0,80, e se forem vendidas todas as unidades produzidas em um dia nos dois processos, no número máximo possíveis de horas, o lucro obtido, em reais, será:

 

*no processo P1 pode-se trabalhar no máximo 9 horas por dia e no processo P2 pode-se trabalhar no máximo 24 horas por dia

Ver questão