Questão 69269

(FUVEST - 2022 - 1ª fase)

Lying, thinking
Last night
How to find my soul a home
Where water is not thirsty
And bread loaf is not stone
I came up with one thing
And I don't believe I'm wrong
That nobody,
But nobody
Can make it out here alone

                      Alone - Maya Angelou

Os versos do poema

A

afirmam os sentimentos de autonomia e autossuficiência.

B

mostram a derrota diante das dificuldades.

C

expressam o resultado das reflexões feitas.

D

indicam a distância intransponível entre amigos.

E

mostram arrependimento em relação às decisões do passado

Gabarito:

expressam o resultado das reflexões feitas.



Resolução:

  1. INCORRETA, uma vez que os dois últimos versos do poema contradizem essa ideia de autossuficiência ao dizerem ‘[...] nobody / can make it out here alone” ([...] ninguém / consegue se virar aqui sozinho).
  2. INCORRETA, visto que não há no texto um indicativo de derrota, os indicativos de “water is not thirsty” e “bread loof is not stone” são tidos como reflexos de dificuldades cotidianas da vida.
  3. CORRETA, dado que podemos claramente perceber que o texto fala sobre os resultados de uma reflexão, que é iniciado em “I came up…” logo após ser dito que a eu lírica estava deitada pensando.
  4. INCORRETA, pois no texto não há uma menção aos amigos, apesar de ser indicado que é preciso ter companhia, o que vemos é um foco grande da eu lírico em si mesma, como fica claro em “my soul”, “I came up” e na concordância dos verbos que foi feita na primeira pessoa do singular “I” (eu).
  5. INCORRETA, tendo em vista que não há no poema uma indicação de arrependimento sobre decisões, na verdade o texto fala sobre uma busca que está sendo feita no presente.


Questão 1779

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado

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Questão 1780

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:

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Questão 1794

(Fuvest 2016)

Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:

Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...

Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:

Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...

E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.

Jorge Amado, Capitães da Areia.

1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.

Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento

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Questão 1804

(Fuvest 2012)

Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo. 

Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:

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