Questão 69307

(FUVEST - 2022 - 1ª fase)

O esquema a seguir representa o aparecimento de bactérias mutantes em uma colônia e o resultado de sua exposição a quatro diferentes condições de cultura:

 

Assinale a alternativa com a relação correta entre as mutações e as condições de cultura.

 

A

A mutação X inativa os transportadores de glicose, e a condição I tem esse açúcar como fonte exclusiva de carbono.

B

A mutação X promove melhor eficiência do equilíbrio osmótico, e a condição III tem alta salinidade.

C

A mutação Y confere resistência ao antibiótico penicilina, e o meio de cultura da condição II contém esse antibiótico.

D

As mutações X e Y conferem vantagem adaptativa às bactérias na condição IV

E

A frequência de novas mutações será maior na condição IV. 

Gabarito:

A mutação Y confere resistência ao antibiótico penicilina, e o meio de cultura da condição II contém esse antibiótico.



Resolução:

(A). Incorreta. Quando uma  mutação  inativa os transportadores de glicose impedem que a bactéria utilize a glicose como fonte de energia , se a condição I tem esse açúcar como fonte exclusiva de carbono não haveria bactérias com a mutação X.

(B) Incorreta. Se mutação X promove melhor eficiência do equilíbrio osmótico, e a condição III tem alta salinidade haveria mais células apresentando a mutação X já que elas apresentariam uma vantagem nesse ambiente sobre as bactérias sem essa característica. 

(C) Correta. Se a mutação Y confere resistência ao antibiótico penicilina, e o meio de cultura da condição II contém esse antibiótico, esse meio irá apresentar apenas bactérias com a mutação Y já que a penicilina ia matar todas as outras. 

(D) Incorreta. Se as mutações X e Y conferem vantagem adaptativa às bactérias na condição IV, elas iriam se apresentar em maior número em relação às bactérias sem essa mutação nessa condição.

(E) Incorreta.  Não há fator que indique que a frequência de novas mutações será maior na condição IV. 



Questão 1779

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado

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Questão 1780

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:

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Questão 1794

(Fuvest 2016)

Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:

Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...

Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:

Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...

E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.

Jorge Amado, Capitães da Areia.

1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.

Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento

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Questão 1804

(Fuvest 2012)

Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo. 

Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:

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