Questão 78823

(FUVEST - 2023)

 

 

Com base na leitura da Carta das Estradas de Ferro da Província de São Paulo (ca. 1880), responda:

 

a) Que atividade econômica subsidia a configuração da rede ferroviária na província de S. Paulo?

b) Indique dois elementos que atestam a importância da cidade de Santos nessa rede de transporte.

c) Relacione o traçado das ferrovias com as dinâmicas econômicas e sociais da província paulista no século XIX.

Gabarito:

Resolução:

a) Que atividade econômica subsidia a configuração da rede ferroviária na província de S. Paulo?

A atividade econômica que subsidiou a configuração da rede ferroviária na província de São Paulo foi a expansão cafeeira.

b) Indique dois elementos que atestam a importância da cidade de Santos nessa rede de transporte.

Elementos possíveis: se encontrava no destino final da malha ferroviária paulista; era o principal ponto de armazenagem das mercadorias; representava o principal porto de exportação do café; localização onde as negociações com os estrangeiros aconteciam.

c) Relacione o traçado das ferrovias com as dinâmicas econômicas e sociais da província paulista no século XIX.

As ferrovias iam se expandindo na medida em que a cafeicultura ia se adentrando para o interior da província paulista; ao redor das estações ferroviárias formaram-se aglomerações urbanas; desenvolvimento da burguesia cafeeira nas cidades mais do interior da malha ferroviária; forte fluxo de imigrantes e de mercadoria relacionados à produção do café através destas vias; desenvolvimento do setor de serviços, fazendo aparecer as classes médias; presença de trabalhadores estrangeiros ao longo das vias ferroviárias no trabalho especializado de construção e manutenção destas vias em expansão.



Questão 1779

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado

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Questão 1780

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:

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Questão 1794

(Fuvest 2016)

Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:

Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...

Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:

Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...

E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.

Jorge Amado, Capitães da Areia.

1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.

Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento

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Questão 1804

(Fuvest 2012)

Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo. 

Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:

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