Questão 78814

(FUVEST - 2023)

Observe as imagens relativas a uma grande inundação que atingiu o Paquistão a aproximadamente 1000 km da cadeia montanhosa do Himalaia, em agosto de 2022.

 

 

a) Indique o principal regime climático associado à inundação de tal magnitude.

b) Cite e explique outra causa que pode estar associada a essa grande inundação no Paquistão.

c) A partir das imagens de satélite, indique e explique uma das características da paisagem que permitem apontar que a área destacada é suscetível à inundação.

Gabarito:

Resolução:

a) O principal regime climático associado às inundações na região é o clima de Monções que promovem intensas chuvas na estação de verão asiático.

b) O regime de monções, por si só, é um fator que explica o intenso regime de chuvas. Porém, é importante citar também que o derretimento de geleiras no topo da Cordilheira, devido às mudanças climáticas globais, está associado ao aumento anormal do volume d'água dos rios.

c) A partir da imagem do dia 04/08/2022 é possível identificar, na porção leste, um rio com diversos meandros, indicando que a região tem uma topografia de planície. Naturalmente, as áreas de planícies são suscetíveis a inundações devido à baixa variação de altitude do relevo, permitindo que a água se espalhe para além do canal do rio. Além disso, na porção oeste das imagens, é possível identificar lagos após o período das chuvas, indicando um aumento do volume d'água.



Questão 1779

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado

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Questão 1780

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:

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Questão 1794

(Fuvest 2016)

Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:

Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...

Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:

Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...

E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.

Jorge Amado, Capitães da Areia.

1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.

Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento

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Questão 1804

(Fuvest 2012)

Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo. 

Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:

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