Questão 78792

(FUVEST - 2023)

Segundo as normas da NBR 9077, uma escada deve ter todos os degraus com a mesma altura e a mesma largura. Além disso, indicando por 𝐿 a largura de um degrau e por 𝐴 a sua altura, ambas em centímetros, as seguintes desigualdades devem ser satisfeitas:

 

63 leq 2A + L leq 64

16 leq A leq 18

 

 

a) Se A= 16, quais são os possíveis valores de L?

b) A altura do primeiro andar de um sobrado é 2,52 metros, medido de um pavimento ao outro. O arquiteto projetou a escada para ter o maior comprimento (soma das larguras dos degraus) possível, respeitando as normas citadas. Dessa forma, quantos degraus terá a escada e qual é a altura e largura de cada um?

c) Quais são o maior e o menor valor possível para a tangente do ângulo de inclinação de uma escada construída de acordo com essa norma?

 

Note e adote: A figura é meramente ilustrativa e não representa a escada do enunciado.

Gabarito:

Resolução:

 A)

\ 63 leq 32 + L leq 64 \ \ 63 - 32 leq L leq 64 - 32 \ \ 31 leq L leq 32

B) 

 \ 2,52 m = 252 cm \ \ 63 leq 2 A + L leq 64

Temos que para o L ser máximo, então A deve ser mínimo, podemos observar que o menor A é 16, de acordocom com a inequação abaixo: 

16 leq A leq 18

Então: 

252/16 = 15,75  degraus , o que nos dá o menor valor possível será de 15 degraus. 

A = 252/15 = 16, 8 

Voltando na expressão:  

63 leq 2 A + L leq 64

Temos: 

\ 63 leq 33,6 + L leq 64 \ \ 63 - 33,6 leq + L leq 64 - 33,6 \ \ 29,4 leq L leq 30,4

A altura de cada um será L = 30,4. 

C)  Podemos pensar em uma escada dessa forma: 

Temos que alpha é o ângulo de inclinação: 

Maior tangente: Temos a maior tangente quando temos um ângulo maior, com isso a inclinação deve ser grande:

A (máximo) e L for o mínimo:   frac{A_{max}}{L_{min}} = frac{18}{L_min}

O menor L, podemos achar com 

\ 63 leq 2. 18 + L leq 64 \ \ 27 leq L leq 28

frac{A_{max}}{L_{min}} = frac{18}{27} = frac{2}{3}

Menor tangente:   frac{A_{min}}{L_{max}} = frac{16}{32} = frac{1}{2}



Questão 1779

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado

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Questão 1780

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:

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Questão 1794

(Fuvest 2016)

Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:

Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...

Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:

Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...

E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.

Jorge Amado, Capitães da Areia.

1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.

Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento

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Questão 1804

(Fuvest 2012)

Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo. 

Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:

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