Questão 77107

(FUVEST- 2023 - 1ª fase)

 

O carbono 14, um isótopo radioativo com meia-vida de 5700 anos, é gerado de forma constante na atmosfera a partir da interação de nêutrons com o nitrogênio atmosférico. Esse _{}^{14}	extrm{C} reage com o O_2 e produz ^{14}CO_{2}. Em função de seu decaimento e de suas taxas de deposição e formação, a proporção de ^{14}CO_{2} e de ^{12}CO_{2} na atmosfera é razoavelmente constante ao longo da história geológica da Terra. Esses gases são absorvidos por produtores primários pela fotossíntese, e os isótopos de C são transferidos aos organismos heterotróficos pela teia alimentar.

Com a queima de combustíveis fósseis, produzidos há milhões de anos, quantidades significativas de CO_{2} têm sido lançadas na atmosfera, aumentando a concentração desse gás.

Com base no exposto, o CO_{2} emitido a partir da queima de combustíveis fósseis

A

mantém constante a proporção _{}^{12}	extrm{C}/_{}^{14}	extrm{C} na atmosfera em relação à encontrada no período pré-industrial.

B

apresenta maior concentração de ^{14}CO_{2} em relação à concentração de CO_2 atmosférico encontrado no período pré-industrial.

C

contém quantidades iguais de _{}^{14}	extrm{C} e _{}^{12}	extrm{C}, dado que as taxas de formação e deposição de ambos são as mesmas.

D

aumenta a proporção _{}^{12}	extrm{C}/_{}^{14}	extrm{C} na atmosfera em relação à encontrada no período pré-industrial.

E

contém apenas ^{14}CO_{2}, que é o real causador do aquecimento global por ser um gás de efeito estufa mais eficiente que o ^{12}CO_{2}.

Gabarito:

aumenta a proporção _{}^{12}	extrm{C}/_{}^{14}	extrm{C} na atmosfera em relação à encontrada no período pré-industrial.



Resolução:

a) Não se mantém constante.

b) Apresenta menor concentração.

c) Não tem como afirmar sem mais dados.

d) Correto. 

e) O C14 não é o causador, mas o CO2



Questão 1779

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado

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Questão 1780

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:

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Questão 1794

(Fuvest 2016)

Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:

Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...

Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:

Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...

E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.

Jorge Amado, Capitães da Areia.

1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.

Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento

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Questão 1804

(Fuvest 2012)

Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo. 

Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:

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