(FUVEST- 2023 - 1ª fase)
O estado de São Paulo, por suas características climáticas, apresenta, no outono e no inverno, probabilidade de ocorrência de geada.
Com base em seu conhecimento sobre o estado de São Paulo e os fatores que contribuem para a formação de geadas, é correto inferir que a maior ocorrência de geadas no estado de São Paulo está associada
às maiores altitudes da Serra da Mantiqueira, que contribuem para reduzir a temperatura do ar.
às baixas altitudes do Vale do rio Ribeira de Iguape, que contribuem para a entrada de ar frio.
ao efeito da maritimidade, que injeta ar frio para o continente, diminuindo a temperatura do ar.
às grandes extensões do Planalto Ocidental Paulista, que favorecem o acúmulo de ar frio.
à ausência de cobertura vegetal em grande parte do território paulista, que potencializa o resfriamento noturno.
Gabarito:
às maiores altitudes da Serra da Mantiqueira, que contribuem para reduzir a temperatura do ar.
(A) Correta. A geada é um fenômeno de formação de cristais de gelo nas folhas das plantas por conta da queda brusca de temperatura e pode acontecer em regiões altas, principalmente nos meses de inverno, sobre a vegetação exposta ao frio durante a noite. No caso de São Paulo, o relevo alto da Serra da Mantiqueira permite a ocorrência de temperaturas próximas ao 0ºC, condição necessária para a formação de geada.
(B) Incorreta. Nas baixas altitudes a temperatura não é suficiente para que haja a formação de geada, mesmo nos meses mais frios.
(C) Incorreta. A maritimidade é um efeito que tende a amenizar as variações de temperatura, dessa forma, não é um fator que promove a ocorrência de geadas.
(D) Incorreta. O acúmulo de ar frio do Planalto Ocidental Paulista pode levar à acumulação de geada, porém, segundo o mapa do enunciado, a região em que predomina a ocorrência desse fenômeno é a Serra da Mantiqueira, na porção Nordeste do Estado de São Paulo.
(E) Incorreta. A presença de cobertura vegetal é importante para o aparecimento da geada, é por esse motivo que ela é predominante em regiões menos urbanizadas.
(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado
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(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:
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(Fuvest 2016)
Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:
Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...
Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:
Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...
E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.
Jorge Amado, Capitães da Areia.
1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.
Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento
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(Fuvest 2012)
Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo.
Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:
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