(FUVEST- 2023 - 1ª fase)
O gráfico mostra a variação no número de folhas de uma espécie de árvore ao longo do ano, bem como a variação da temperatura mínima e da pluviosidade no local em que há presença dessa planta.
Com base na variação no número de folhas, essa planta é característica de clima __I__ , e tal variação está relacionada a __II__.
As lacunas I e II são corretamente preenchidas por
I. tropical
II. temperaturas mínimas altas e muita chuva nos meses mais frios
I. temperado
II. temperaturas mínimas baixas e pouca chuva nos meses mais quentes
I. tropical
II. temperaturas mínimas altas e pouca chuva nos meses mais quentes
I. temperado
II. temperaturas mínimas baixas e pouca chuva nos meses mais frios
I. equatorial
II. temperaturas mínimas baixas e muita chuva nos meses mais quentes
Gabarito:
I. temperado
II. temperaturas mínimas baixas e pouca chuva nos meses mais frios
(A) Incorreta. Segundo o gráfico, as temperaturas mínimas mais baixas ocorrem nos meses de dezembro a fevereiro e estão entre 2ºC e 4ºC, quando a precipitação também é baixa.
(B) Incorreta. Os meses mais quentes, no meio do ano, são o período em que também há o maior volume de chuva.
(C) Incorreta. A partir do gráfico é possível perceber que nos meses mais quentes há maior quantidade de chuva.
(D) Correta. Nos meses mais frios a temperatura mínima e o volume de precipitação são baixos. A variação entre a temperatura mínima no inverno e a temperatura mínima no verão é alta, indicando que as estações da região são bem definidas, com verões quentes e invernos frios, o que caracteriza climas temperados.
(E) Incorreta. Em climas equatoriais não há uma variação de temperatura tão grande, mesmo nos meses mais frios. Além disso, as folhas não caem em nenhuma estação do ano.
(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado
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(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:
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(Fuvest 2016)
Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:
Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...
Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:
Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...
E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.
Jorge Amado, Capitães da Areia.
1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.
Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento
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(Fuvest 2012)
Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo.
Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:
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